top of page

O Admirável mundo novo

Por Marcelo Sophos



Ficha técnica: Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa). Autor: Aldous Huxley.

Ano de publicação: 1932.

Gênero: Romance psicológico e distópico.

Assuntos: Distopia, Ficção Científica, Clonagem, Sociedade de Castas.

O livro é editado no Brasil pela Editora Biblioteca Azul em duas versões, uma de capa simples e outra edição especial em capa dura.



O Autor

Aldous Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês, autor do clássico da literatura “Admirável Mundo Novo”. Nasceu em Godalming, Inglaterra, no dia 26 de julho de 1894. Filho de um professor e escritor e neto de um famoso naturalista, Huxley cresceu em um ambiente cercado de vasta elite intelectual. Estudou no Eton College, mas foi obrigado a abandonar os estudos por causa de uma doença nos olhos que o deixou quase cego. Mais tarde, recuperado da visão, voltou aos estudos. Em 1913 ingressou no Balliol College em Oxford, obtendo a licenciatura em Literatura Inglesa em 1915. Foi poeta, jornalista, escritor, roteirista de cinema. Faleceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 22 de novembro de 1963.


Enredo

A obra se passa em Londres no ano 2540. O romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que no romance se combinam para mudar profundamente a sociedade. “Olhe em volta e contemple as construções do nosso tempo. Claro! Não precisamos nos preocupar com nada. Temos empregos, casas, vida social e saúde (...). Todos são felizes agora. Todos são felizes agora. Todos são felizes agora”.


Os indivíduos são gerados e criados em funções pré-determinadas em suas castas sociais, bem definidas e claras para todos. A mais alta, os Alfa, possuem raciocínio superior ao das demais, e riquezas, posições e até mesmo o porte físico. Enquanto a manada de pobres Deltas quase olhando para o chão, foram condicionados a se sentirem bem quando suas cabeças estão abaixadas, sabem disso e não veem por que lutar contra a natureza da ciência.


O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, e num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado uma espécie de "reserva histórica", algo semelhante às atuais reservas indígenas, encontra uma mulher oriunda dessa civilização “selvagem”. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação dos selvagens à sociedade civilizada. As impressões humanas e sensíveis do "selvagem" cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".


Contexto

O autor Aldous Huxley, escreveu outro livro chamado Regresso ao Admirável Mundo Novo: um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam sendo realizadas graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page