top of page

"De: Para:" de Sant e LP Beatzz. "Quero ser para sempre seu"




Recentemente, passei um tempo sem conseguir ouvir músicas. Não só havia uma dificuldade em apreciá-las, mas também em me concentrar nas melodias. Algumas músicas eu simplesmente evitava, pois despertavam sentimentos e imagens do passado. Considero isso uma das maiores magias que a música evoca, um 'abre-sésamo' nas emoções, seja amor ou raiva, alegria ou tristeza. A música pode nos deixar reflexivos sobre uma situação, tem o dom da imersão; através dela, consigo acessar memórias e sensações que acreditava estarem perdidas. Na minha humilde opinião, um dos sentimentos que melhor dialoga com a música é o amor.


'De: Para:' (2023), de Sant'Clair Araújo Alves de Souza, conhecido como Sant e originário de Pilares, é um álbum que evitei ouvir por alguns meses. O álbum constrói tríplex nos cérebros dos românticos, tem o poder de aquecer o coração, mas também pode congelar.

É nítido que amar não é sofrer, porém não podemos negar que o amor é um sentimento difícil de lidar, e que, em alguma medida, também causa sofrimento. Existem milhares de gêneros, temas, discos, filmes, quadros, poemas e outras manifestações artísticas que tratam do amor. Nos últimos anos, as 'Love Songs' voltaram com força para a cena do Rap Nacional; na verdade, o amor sempre esteve presente. Sant, cujas canções mais destacadas são 'Dizeres' e 'Poesia Acústica 3: Capricorniana', tem a habilidade única de falar sobre seu íntimo. Em seu álbum anterior, 'Rap dos Novos Bandidos' (2021), fomos agraciados com 'Pertencente ao Crime', uma música que expõe toda a problemática e contradição do amor bandido. Em 'De: Para:' (2023), na faixa que inicia o álbum, intitulada 'Seu', nosso 'cria' de Pilares já expõe toda a temática do álbum: falar do amor platônico, do amor recíproco, do amor próprio e seus desafios. Levando em consideração o contexto que o autor da obra e suas vivências trazem.



Antes de concluir, vamos falar sobre 'Nunca Mais', quinta faixa do álbum, que, em minha humilde opinião, é como um manifesto do amor próprio de Sant. Essa música me lembra de uma época em que eu colocava meus limites à disposição, tempo em que minha maturidade não estava tão elevada. Eu me colocava em situações que apenas me machucavam mais e, nesse processo, acabava machucando terceiros. 'Nunca Mais' é um grito, uma promessa, uma canção de redenção, um sopro de maturidade e amor próprio.


O álbum conta com diversas participações de artistas de gêneros diferentes, como R&B (Chris MC, Muse Maya), MPB (Tiê e Luedji Luna) e Rap (Vandal, Tiago Mac, Young Dolffo). Sant é um dos melhores de nossa geração. Ouça 'De: Para:' (2023) de Sant e LP Beatzz em todas as plataformas digitais."




19 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page