top of page

O Repertório do Marcão é a Baixada


Fotos: Higor Cabral


O repertório do Marcão Baixada é a rua, seu talento, sua luta. É a Baixada! Mas não somente isso. Ele leva em seu nome, mas seu talento transcende o espaço, o físico. BXD também como espírito. Faz tempo que o Marcão coloca a “Baixada em Cena” (2014). Em “Repertório” (2022), que traz consigo um álbum visual impecável dirigido por Higor Cabral - que carrega um “repertório” audiovisual extenso que reflete na qualidade de seus trabalhos -, somos absorvidos por uma atmosfera que nos acompanha por todas as faixas do álbum.


Em “Rap sem refrões e pontes”, produzido em parceria com G.a.B.o, Marcão narra sua trajetória na cena. Campeão da Copa do Mundo do Hip Hop (Take Back the Mic), 10 anos de carreira, uma das maiores influências da cena do Rap na Baixada Fluminense, direto, ele assume seu lugar de direito. Seja metralhando rimas ou assinando papéis, é inegável a sua importância.



Fotos: Higor Cabral


Sem refrões e pontes, sem desvios, persistente em seu caminho. Na ausência de pontes, atravessamos o rio; na ausência de holofotes, nós emanamos luz própria. Marcão Baixada foi esse artista: enfrentou de cabeça erguida os descasos e malgrados contínuos, nunca desistiu do grande desafio que é ser artista por essas bandas.


“Tom Ford” de Marcão Baixada, produzido em parceria com Lessa Gustavo, é um desabafo de um jovem negro que não pode contar com a sorte, não pode cair nas ilusões, tem que seguir com os pés no chão. Marcão é também coordenador de projetos da plataforma de distribuição digital ONErpm e atua pela cena atrás dos holofotes. Tem uma atuação para a cultura além dos seus sons. Longe das bolsas da Tom Ford, separando o “real man de todos os lil boys”.


“BLUE MOON”, é um recado para os lil boys: “Ei garoto, fique em silêncio, deixe o papai dos trapper’s falar.”



Fotos: Higor Cabral



HIGHBALL PAPI, produzido por Eric Beatz, é simplesmente Marcão com um “copão”, pós baile, em frente a um pedestal com um microfone no meio da rua… Ele dá um show! “HIGHBALL PAPI.”. Esse som é o meu preferido, são barras e mais barras, de uma trajetória ímpar na cena musical da Baixada Fluminense. Um mano que carrega a baixada em seu nome e a enriquece com o seu talento.


Em 2014, quando eu assisti o clipe do “Baixada em Cena", que também foi dirigido por Higor Cabral, ouvi o som, vi minha área representada e nossas vivências… Foi ali que percebi que podia falar de “nós”. Podemos ser Baixada Fluminense! Ter orgulho do nosso lugar, do nosso povo, da nossa cultura, das nossas histórias e vivências.



Fotos: Higor Cabral


Um dos motivos de eu ser fã do Marcão Baixada é que ele nunca deixou de lutar pela sua arte. Pelo contrário, ele se aprofundou cada vez mais. Se ele não fosse “baixada”? Se fosse branco? Playboy? E se ele fosse um desses rappers brancos que viajam para Miami e ganham um prêmio que equivale a copa do mundo do hip hop? Marcão seguiu sem padrinho, persistiu no caminho mais longo e o repertório é simplesmente sua glorificação. Ter 10 anos de carreira, na Baixada Fluminense, com a relevância que o amigo tem, não é para qualquer um. Tão natural quanto dar um show após um baile com “copão” e um microfone no pedestal.


Ainda temos “BLACK MONEY”, produzida pelo próprio Marcão Baixada. E um sensacional remix “MEU MELHOR RAP DO ANO”, produzido por Mano Fá Beatz. Som recheado de referências e vivências, talvez resuma o sentimento que esse álbum traz para um morador de São João de Meriti como eu, nascido e criado aqui. É um talento. Essa facilidade de transmitir seus sentimentos através da música. Um dom de traduzir a realidade. Repertório é a glorificação de um talentoso jovem negro, com suas ambições e frustações, reivindicando o que é seu por direito. Marcão dá sua contribuição. Nos presenteia com uma preciosidade. Recheia a cena de novas referências. Não coloca panos quentes, e de primeira, recoloca as peças no tabuleiro. O jogo tem que continuar.



Ouça Repertório de Marcão Baixada disponível em todas plataformas digitais







69 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page