top of page

Lessa Gustavo e seu mais novo EP "Cor de Deus Quando Foge" (2023)







"Cor de Deus Quando Foge" (2023) é o novo EP de Lessa Gustavo em parceria com o beatmaker porto-alegrense Dawmata, lançado pela gravadora Cris Records. Toda a discografia de Lessa tem uma estética única, um som singular e me alegra como apreciador de um bom hip-hop alternativo. Recentemente, tive a prepotência de analisar a discografia de Gustavo, mas diante da tarefa hercúlea de entender todos os símbolos e significados que ecoam em seu trabalho, desisti e me coloquei na posição de apenas apreciar a obra.



Venho aqui não para desvendar todos os mistérios ocultos ou tentar dizer algo que o artista provavelmente nem pensou, mas sim para falar sobre um artista que foge dos padrões, em uma cena que, infelizmente, a cada dia se torna mais saturada, com sons cada vez mais próximos do pop e cada vez mais distantes do rap. Conheci Lessa através de Makalister, por meio do EP "Instalações Noturnas, Assuntos de Rua" (2017). Esse EP já começa com uma música impactante, "A Mosca no Vidro e a Gota na Sopa de Letras". Os beats, os samplers, o flow e a estética eram diferentes de tudo que eu já tinha ouvido até então - não sei se por minha limitação - mas esse EP abriu um leque de experiências musicais que até aquele momento eu nunca tinha vivenciado.


Depois disso, continuei acompanhando Lessa, que lançou uma extensa discografia desde então. Verifiquei a existência de 9 EPs somente no Spotify, produzidos de 2019 a 2023. Tenho meus preferidos, como "Catarina" (2021), "Almojanta" (2023) e "Cor de Deus Quando Foge" (2023), mas todos são únicos, impecavelmente produzidos e nunca estão longe das listas de reprodução das minhas plataformas de streaming preferidas.



Vou ser um pouco prepotente - demorei até demais para ser - nesta resenha e vou falar um pouco sobre o último lançamento de Lessa, que segue a linha dos seus lançamentos anteriores: faixas curtas, letras enigmáticas, samplers avassaladores e perfeitamente fora do comum. O videoclipe de "Quadrúpede", dirigido por @livinginsavana, apresenta uma série de televisores exibindo diversas cenas que ilustram a narrativa contada na música. "Quadrúpede", em uma primeira análise, narra o encontro de Lessa com alguém e possui uma teia de significados e interpretações que pararei por aqui. Lessa Gustavo tem o dom de descrever qualquer coisa de forma não convencional. Ele narra cenas e situações, mas não necessariamente cria uma história mastigada. Em vez disso, ele entrega algo que instiga o ouvinte a sentir e tentar criar um significado por conta própria. Assim como uma boa obra de arte, essa e as outras músicas conseguem criar significados diferentes para cada indivíduo.


"Deus Ex Machina", em parceria com VND, é uma daquelas músicas que não consigo parar de ouvir repetidamente. Além disso, destaco outras faixas como "Par de Brincos", "Loto", "Pó de Mico", "Um Deus", "Chamas" e "Tempestade", com participações de Raro, NFL MADMAXX, ieti e 2d Intocável. "Cor de Deus Quando Foge" (2023) é mais um presente de Lessa Gustavo para todos aqueles que buscam algo fora do comum.


O EP "Cor de Deus Quando Foge" está disponível em todas as plataformas de streaming.




24 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page