top of page

Fetiche (2023) de Yung Vegan: Vivendo de uma forma que agride a sociedade.


“Fetiche” (2023) de Yung Vegan foi uma das melhores descobertas musicais que tive recentemente. Yung Vegan é singular; suas rimas parecem inacabadas e seu flow é simples, às vezes caminhando em direção contrária ao beat. No entanto, todas as suas músicas contam com uma profundidade que poucos conseguem alcançar. Me lembra os sons de Makalister em seus primeiros trabalhos, ou os sons de Lessa Gustavo e Davzera. Entretanto, é necessário muito esforço para comparar esses trabalhos, então evito para não correr o risco de parecer forçado.


Yung Vegan fala sobre o seu íntimo em suas rimas sujas. Em “Antes do Fim da Trama”, que abre o EP, o artista trata sobre o fim e sua luta contra o mesmo. Dinheiro, ruas, filosofia, cinema, referências à cultura pop e muita vivência. Yung Vegan, em seu Instagram, falou que o EP fala mais sobre “o uso de habitar o mundo com o corpo que tenho” do que práticas descritas no cso (sic)”. É sobre o seu corpo, o espaço físico, suas vivências, sua materialidade. É sobre o desejo, o fetiche, e poderes sobrenaturais.


Em “Polo Usa”, ele lança em um Boom Bap as rimas mais sujas do EP, falando sobre suas vitórias e lutas através de rimas “fáceis”. Em “Ducati”, ele acelera pela contramão, passando a visão de um roteiro clichê, de uma sociedade que se encanta e cai pelos mesmos fetiches materializados em bens de consumo ou desejos carnais. No som “Ryoko”, nosso “pequeno vegano” procura ouro na galáxia, longe do alcance do sonar em uma nave sequestrada. Podemos concordar que Yung Vegan não é deste mundo; suas rimas e flow vêm de outro lugar, e sua simplicidade é seu maior diferencial. Simples, mas complexo.


Os beats são sensacionais; o EP conta com dois beats dos beatmakers vinicreizi e bolim batidas cada, muitos samplers e classe. “Fetiche” é uma pequena obra de arte, quatro sons que apresentam esse artista enigmático e incrível que é Yung Vegan."



303 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page