top of page

Mov.Rua: Democratizando a cultura na Baixada Fluminense

Por Iago Menezes aka Pivete

Editor: Carlos Douglas

Fotos: Bruno Fernandes





Quando nos tiram tudo, o que sobra é a arte. Talvez por isso, na Baixada Fluminense, a arte transborda. Artistas e agitadores culturais movimentam a roda, promovem cultura e alimentam sonhos. Juntam-se e criam um evento cultural beneficente chamado Mov.Rua, que já está em sua segunda edição. Idealizado pelo coletivo Movimento da Roda, formado por agitadores culturais e artistas de diversos campos, o evento surgiu da necessidade de oferecer opções de lazer de qualidade em espaços públicos que atendam à pluralidade de linguagens e identidades da região multicultural, multirracial e multifacetada da Baixada Fluminense.


Se o que sobra é arte, a Baixada lambe o prato. Na ausência de investimento do poder público, faz-se um financiamento coletivo; na falta de espaços culturais públicos, faz-se na rua, 100% gratuito. A Baixada Fluminense cria, promove, incentiva, corre, democratiza e movimenta a roda. E o Mov.Rua é fruto disso, de uma ausência que se transforma em presença, em uma reunião que reúne diversos artistas e agitadores culturais talentosos da região.


A próxima edição acontecerá no dia 30 de abril de 2023, no "Dia da Baixada", que é uma data importante para a região, pois celebra a diversidade cultural e a riqueza histórica da Baixada Fluminense. Com a vantagem de ser na véspera do feriado nacional do Dia do Trabalhador, as pessoas poderão aproveitar as atividades do Mov.Rua com mais tranquilidade, sem se preocupar com o trabalho no dia seguinte. O local é o Bar do Chileno, no Parque Lafaiete, em Duque de Caxias (RJ), e o horário é apropriado para um domingão de lazer, no período da tarde, às 14 horas.



Já estão previstas na programação diversas atividades culturais, como shows musicais, apresentações de dança, teatro de rua, oficinas artísticas e muito mais. Para você ter uma idéia, já estão confirmados shows dos rappers ROJÃO & XARI, do quarteto de rap EFÍGIE, do DJ LEANDRO 100% VINIL, da CLÁ GOUVEIA convidando FELIPE VAZ, do rapper NATÖ com o Movimento da Roda e da DJ LARYH.


E tem muito mais, além dos shows, tem gravação de episódio do podcast Ideia de Hermes em comemoração ao dia da Baixada, exibição do filme Existe Amor na BXD, Flash Tatto com Renato Mello, exposição “mais um dia ensolarado no inferno” do Michel Massolar e, muito importante, o Kevin e o Koa pintando um mural de grafite ao vivo durante o evento. Também tem pula-pula para criançada e barraquinhas com diversos quitutes.





É muita coisa, né? Mas não é só isso. O Mov.Rua também tem um caráter beneficente. Durante o evento, são arrecadados alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para serem doados a instituições de caridade da região.


O Mov.Rua já é um sucesso e tem conquistado cada vez mais adeptos na Baixada Fluminense. Além de oferecer opções de lazer de qualidade, o Mov.Rua também promove a solidariedade e a união entre os moradores da região. Então é só partir no domingo, às 14 horas, para o Parque Lafaiete (Duque de Caxias) e curtir o evento!


“Quando nos tiram tudo, o que sobra é a arte.”

NATÖ part. Movimento da Roda.


12 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page