top of page

Energia em evolução

Atualizado: 15 de mai. de 2022

Por Aed Vieira


Sejam todos bem-vindos! Hoje vamos iniciar nossa trajetória entorno da eletricidade, que busca levar informações precisas, dinâmicas e repletas de conhecimento aos leitores. Por muito tempo observamos a dificuldade de todos em ter acesso a este tema, sendo assim, esta coluna vem desmistificar esse temido assunto.

A energia elétrica está presente em diversas aplicações em nosso cotidiano como em nossas casas, na iluminação pública, ao carregar a bateria de dispositivos móveis, ao conectar um aparelho ou eletrodoméstico na tomada, entre outros. Dessa forma, fica evidente que seu uso é constante em nosso dia-a-dia, assim como a proximidade das pessoas com essa fonte de energia. Além destes benefícios selecionamos os pontos principais que influenciam diretamente a vida de todos. Vamos abordar modelos de geração de energia, formas de economia, segurança das instalações, fontes de energias renováveis, descarga atmosféricas e como nos proteger de possíveis riscos à saúde.

Para abordarmos estes temas é necessário em primeiro lugar apresentarmos a questão principal que envolve a energia elétrica, onde podemos destacar: a segurança em instalações elétricas e o risco oferecido pela interação direta e indireta com a energia. Como a cada dia nossa proximidade aumenta, também aumentam os riscos causadores de danos físicos e materiais, mas todos esses riscos possuem medidas de controle a serem amplamente usadas e apresentadas de forma descomplicada ao público geral. Neste tópico o objetivo será apresentar todos os cuidados necessários que precisamos tomar individualmente com a finalidade de nos proteger contra os riscos mencionados.

Com toda certeza em algum momento nos veio à mente as questões a seguir, “de como a energia elétrica surgiu? De que forma ela chega até nossas casas? Porque o risco é tão grande? Porque pagamos tão caro pelo fornecimento de energia?” As respostas a essas perguntas não são complexas e nem mesmo estão distantes da nossa realidade.

Mesmo após muitos anos do surgimento da eletricidade em conjunto com a popularização da sua utilização, muitas de suas aplicações continuam sendo encaradas como um obstáculo ou até mesmo algo muito distante de nosso dia-a-dia. Enquanto na verdade a nossa proximidade com essas informações precisa maior, para usufruirmos de todos os benefícios possíveis ofertados neste segmento, transformando o distanciamento causado pelo medo da energia elétrica em uso consciente e prático.

Convido a todos a participarem deste espaço de conhecimento. Nos próximos periódicos vamos abordar em detalhes todos os temas citados, com o objetivo de oferecer segurança e informação ao leitor em sua interação com a eletricidade.

22 visualizações
bottom of page