top of page

#1 EXPLANA BXD



Todos os sons que apresento aqui deveriam ter uma matéria só para eles. São sons únicos, banhados de criatividade e qualidade, que refletem o potencial artístico da Baixada Fluminense.


Neles encontram-se músicos, diretores, fotógrafos, cantores, compositores e uma série de pessoas que fazem essas poesias tomarem forma e se tornarem o que veremos nas próximas linhas. Eu sei que esta seleção reflete o que consigo alcançar das músicas da BXD; reconheço que há muita gente talentosa que não está aqui.


Portanto, quero que o "Explana BXD" se torne o espaço de divulgação para esses artistas que enriquecem a cultura baixadense. Um trabalho de crítica a um algoritmo que se move pelo dinheiro e não pelo talento, pela cobiça e não pela beleza, pelo capital e não pela arte.

Tento aqui apresentar a vocês artistas que me fazem questionar o motivo de "não estarem recebendo milhões de plays".



  • Jxao part. NATÖ - Tardisol (Prod. Sabat)


"Tardisol" é o hit do verão, e garanto que não chegou até você por meio de divulgação orgânica, pois o algoritmo só funciona colocando dinheiro. O fato de essa faixa ter menos de mil visualizações no Youtube apenas mostra que alcançar o mainstream é mais uma questão de dinheiro do que de talento. Jxao e Natö lançaram essa música para ser ouvida enquanto se toma um litrão, dá uns pulos na piscininha e petisca um churrasquinho. A Baixada Fluminense também está em alta, e isso é um fato. A direção de Lori, com assistência de Emmanuel Sant, que criaram um clipe lindo e extremamente profissional, foi o toque final para tornar essa faixa a mais ouvida no meu Spotify durante o carnaval.






  • Xari & Rojão - Cadê 


“Cadê” de Xari & Rojão é incrível em todas as suas facetas. Não é apenas a junção de dois artistas talentosíssimos de Duque de Caxias, uma terra fértil de onde brota talento. "Cadê" é uma grande interrogação: "Quem desacreditou, cadê?" e eu mesmo respondo: "Eles não vão aparecer", pois para somar, há poucos, mas para subtrair... Fico feliz em ver um trabalho de altíssima qualidade, seja na produção musical nas mãos de XARI ou na produção do audiovisual, a cargo de Emmanuel Sant. “Cadê” é a lanterna do detetive apontada para o escuro, a lupa buscando ver além do olho nu, mostrando que há muita coisa boa a ser descoberta ainda. Eu aposto com vocês que Xari e Rojão estão nesse grande leque de artistas da Baixada Fluminense que farão parte dessa revolução musical.






  • Jxao, Sabat - Na Risca


"Na Risca" de Jxao, com instrumental de Sabat, é um som que descobri através de "Tardisol". Não se enganem, o algoritmo do YouTube não me deu de bandeja, eu fui buscar. E conheci mais um artista da Baixada Fluminense que exala talento e criatividade. Um som muito agradável de ouvir, pessoalmente, gostei muito e acho que, no mínimo, vocês deveriam parar de ficar ouvindo sempre as mesmas coisas e dar uma chance a esse som íntimo e necessário que o Jxao lançou para vocês.





  • Primotrs - Isso É Insano (Feat. Xari)


"Isso é Insano" de Primotrs com participação de Xari é um vislumbre do que essa dupla é capaz de realizar. Xari nos presenteia com rimas incisivas sobre uma batida forte de Primotrs, uma insanidade sonora que representa a potência musical da BXD. Nesse rápido passeio pelo flow de Xari e pela produção musical de Primo, percebemos que o verdadeiramente insano é conseguir criar um som tão bom assim.





  • Baile na Quadra do GodarBXD


"Baile na Quadra" de GodarBXD nos beats do talentoso Beat do Ávila, presente no EP "Mais que nada" do selo de mesmo nome, foi uma recomendação do amigo "ondapesa", que acertou em cheio na indicação. É uma grande mistura de ritmos e gêneros, na qual Godar encaixa suas poesias com maestria, apresentando um flow insano. Que artista incrível. Um som perfeito para animar qualquer baile, festa, casamento, aniversário, batizado... Isso demonstra a versatilidade desses artistas que não nasceram em berço de ouro, mas posso afirmar com toda certeza que o talento vem de berço.






  • Aysha Catt - Quer Usar Minha Fama (Prod. Fesant)


Vocês devem estar pensando: “Finalmente uma artista feminina nessa lista”. Peço desculpas, nas próximas vou me esforçar mais para ser mais justo com as maravilhosas artistas que recheiam a Baixada Fluminense com talento e qualidade musical. Aysha Catt é uma delas, com uma voz hipnotizante, um flow arrastado e muita tinta na caneta. Ela coloca os emocionados no seu lugar e as recalcadas se ofuscam com o brilho da gata. Catt é brava e nesse som produzido pelo talentoso Fesant se coloca na posição merecida de grande revelação.





  • Juras - Larissanaota part Buzu, Rojão 

Esse som é muito gostoso. Rojão sabe falar de safadeza, e essa produção da Larissanaota é sacanagem; ela simplesmente brincou no beat, e com a ajuda de Buzu fez esse som que poderia estar facilmente em qualquer novela da Globo em horário nobre. Para os juízes do rap, isso não é uma forma de desmerecer o som, e sim dizer que o potencial artístico nessa junção de rima e instrumental é uma obra de arte que deveria estar ecoando em todas as caixas de som do Brasil, quiçá do mundo. Não conhecia a Larissa, mas agora, depois de ouvir esse som, já está na minha lista de artistas para prestar bastante atenção.





  • Felipe Vaz - IGREJA SÃO JORGE (Clipe Oficial)


Uma coisa é certa: o álbum "Terra de Mulher Bonita" é um clássico da Baixada Fluminense, de Duque de Caxias, do Estado do Rio de Janeiro, e se você me der corda, vou dizer que é do Brasil também. Precisamos valorizar a arte dos nossos iguais, principalmente quando o trabalho tem uma qualidade tão grande que ultrapassa as barreiras do orgânico. Felipe Vaz brinca de fazer música; ele tem uma qualidade ímpar, que se exacerba nessa belíssima faixa "Igreja de São Jorge", uma baladinha romântica com um audiovisual sensacional do Higordão, que já elogiei algumas vezes aqui na Menó. Eu sei, eu pequei; deveria ter feito uma grande resenha do "Terra de Mulher Bonita", mas felizmente essa obra-prima já foi devidamente reconhecida em outros sites e por pessoas que, como eu, ousam analisar obras tão íntimas e sensíveis.




7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page